EFELondres

A primeira-ministra britânica, Theresa May, vai prometer ao Parlamento outra votação relativa ao "brexit" se não conseguir um acordo satisfatório com a União Europeia (UE) no final deste mês, informa hoje a BBC.

De acordo com a cadeia pública, a líder conservadora vai-se comprometer esta semana com os deputados a realizar outra votação se a 27 de fevereiro não contar com um documento melhorado, a fim de tranquilizar os membros do seu partido que temem uma saída brusca no próximo 29 de março.

May deve informar esta quarta-feira à Câmara dos Comuns sobre os progressos feitos na sua tentativa de obter de Bruxelas mudanças significativas à salvaguarda para evitar uma fronteira física na ilha da Irlanda, principal problema na aprovação do pacto.

Se, como se prevê, não tiver novidades destacadas, a chefe do Governo deverá colocar uma moção geral "neutra", que será votada na quinta-feira juntamente com as emendas apresentadas pelos deputados, que irão indicar que vias de atuação preferem.

A câmara já votou uma moção similar no passado 29 de janeiro e aprovou por estreita margem uma emenda impulsionada pelo conservador Graham Brady, com apoio do Governo, na qual os deputados se comprometiam a apoiar o tratado governamental se May procurasse "acertos alternativos" à polémica salvaguarda.