EFEMadrid

O presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou esta terça-feira o que chamou de "ajuste mínimo" no gabinete, após a saída do ministro da Saúde, Salvador Illa, que será candidato à presidência do Governo da Catalunha.

Illa será substituído por Carolina Darias, que deixa o Ministério de Política Territorial, que passará a ter Miquel Iceta, até agora líder do Partido dos Socialistas da Catalunha- como novo responsável.

Sánchez comunicou as mudanças, que classificou como mínimas, pouco depois do ministro da Saúde ter renunciado ao cargo com a justificação de que irá encabeçar a candidatura do PSOE nas eleições catalãs, previstas para 14 de fevereiro.

O chefe do Governo espanhol elogiou Illa, afirmando tratar-se de alguém que foi um "ministro extraordinário", especialmente pelo trabalho na gestão da pandemia de covid-19.

A nova ministra assume a pasta da Saúde após ter trabalhado proximamente com Illa em diversas reuniões do Governo com os representantes das regiões para debater a luta contra o coronavírus, conforme lembrou Sánchez.

Sobre Iceta, o presidente do Governo espanhol destacou a capacidade para alcançar consensos, importante para chegar ao novo cargo, num país "enormemente descentralizado", que requer uma gestão conjunta com os Governos das comunidades autónomas.