EFEParis

A torre central da catedral de Notre-Dame, em Paris, caiu esta segunda-feira durante o grave incêndio que consome um dos monumentos mais emblemáticos de Paris.

O fogo começou por volta das 18h50 locais, pouco depois do fim do horário de visita do público. O telhado gótico da catedral, construída na época medieval, estava em obras de restauração.

Fontes oficiais disseram que o incêndio está a atingir toda a armação que sustenta o telhado da catedral. Um porta-voz do Corpo de Bombeiros destacou a dificuldade de acesso para controlar o fogo.

O responsável pelo Distrito 4 de Paris, Ariel Weil, afirmou que todos os bombeiros disponíveis na cidade foram para o local.

A autarca de Paris, Anne Hidalgo, assim como vários ministros do governo de Emmanuel Macron, estão nos arredores da catedral para acompanhar de perto o trabalho dos bombeiros para conter as chamas.

Macron, que iria discursar na televisão na noite de hoje, cancelou o ato e anunciou que também está a caminho do local.

"A Nossa Senhora de Paris está em chamas. Emoção de uma nação inteira. Penso em todos os católicos e em todos os franceses. Como todos os nossos compatriotas, estou triste de ver uma parte de nós a queimar", escreveu Macron no Twitter.