EFEBruxelas

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, estreia esta quarta-feira o novo certificado covid europeu, que permite às pessoas vacinadas e imunizadas circularem com menos restrições na União Europeia, para viajar a Portugal e Espanha com o fim de anunciar a aprovação dos seus planos de recuperação.

"Planeio começar a minha viagem nos 27 Estados-membros para o Next Generation EU, o plano de recuperação e resiliência, e estou muito curiosa para testar como funcionará o certificado", disse von der Leyen numa declaração sem perguntas à imprensa antes de viajar para Lisboa e Madrid.

A presidente do Executivo comunitário já recebeu o seu certificado, cuja versão em papel mostrou às câmaras, uma vez que a Bélgica é um dos 15 países que o puseram em prática antes da data de 1 de julho, quando terá de estar em vigor em todos os 27 Estados da UE.

Este certificado provará que o portador recebeu a vacinação completa contra o coronavírus, testou negativo num teste PCR nas últimas 72 horas ou passou recentemente a infeção, o que permitirá viajar com menos restrições, tais como quarentenas.