EFELisboa

O primeiro-ministro de Portugal, o socialista António Costa, apresentou hoje ao presidente Marcelo Rebelo de Sousa o seu novo Governo, formado por um total de dezanove ministros.

Destaque para a nomeação de cinco novos ministros num Executivo no qual continua como responsável da pasta de Finanças Mário Centeno, o presidente do Eurogrupo.

Segundo um comunicado divulgado hoje pelo gabinete de Costa, a nova equipa, no qual repetem 14 ministros, reforça "o núcleo central do Governo para que o primeiro-ministro e o titular de Negócios Estrangeiros possam assegurar plenamente a condução da presidência da União Europeia".

O novo executivo está representado por 42% de mulheres, entre as quais destacam quatro caras novas: Alexandra Leitão (Modernização de Estado e Administração Pública), Ana Mendes Godinho (Trabalho e Segurança Social), Ana Abrunhosa (Coesão Territorial) e Maria do Céu Albuquerque (Agricultura).

António Costa, que no passado 6 de outubro ganhou as eleições legislativas de Portugal com maioria simples, contou com o beneplácito do chefe de Estado após apresentar-lhe a equipa ministerial na tarde de hoje no Palácio presidencial de Belém.