EFEMérida

A Direção-Geral de Sustentabilidade do Governo da região espanhola da Extremadura, em colaboração com 12 parceiros desta zona e de Portugal, está a trabalhar no projeto ECO2CIR, promovendo um total de 49 workshops escolares para educar alunos do ensino básico e secundária na redução da geração de resíduos através do seu comportamento ao consumir.

O projeto é financiado pelo Programa de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal e os seus 49 workshops irão chegar a mais de 900 alunos dos 8 aos 14 anos, de acordo com o Governo extremenho.

O orçamento da Direção-Geral da Sustentabilidade para estas atividades ascende a 62.920 euros, financiados através do Projeto de Cooperação Transfronteiriça para a introdução da economia ecológica e circular através da prevenção, melhoria da reciclagem, gestão e valorização dos resíduos, nas regiões do Centro, Extremadura e Alentejo, que juntos formam a eurorregião EUROACE.

O projeto procura, entre outras coisas, proteger o meio ambiente e promover a eficiência dos recursos para promover a transição para a economia ecológica e circular dentro do âmbito da eurorregião.

O objetivo é consegui-lo com medidas como a promoção das compras verdes, o impulso da prevenção e mudança de hábitos de consumo, a transição para um modelo de recolha de resíduos mais eficiente, a melhoria da gestão e tratamento dos referidos resíduos e o desenvolvimento de produtos provenientes do reaproveitamento de resíduos da construção e agroalimentares, entre outros.