EFEZamora

A celebração do Dia de Portugal, que se comemora esta quinta-feira, 10 de junho, vai-se estender à região espanhola de Castela e Leão com um programa de atividades culturais que serão realizadas tanto de forma presencial como através de videoconferências por iniciativa do Governo local.

O Conselho de Transparência, Ordenação do Território e Ação Externa elaborou um programa comemorativo que está cofinanciado pelo Programa de Cooperação Territorial Espanha-Portugal (Poctep) através de dois projetos das comunidades de trabalho de Castela e Leão com as regiões Norte e Centro de Portugal.

O Governo desta região espanhola detalhou que a partir de dia 10 e até finais de junho vão-se realizar atividades musicais, expositivas, narrativas e didáticas.

Toda a programação poderá ser seguida através do canal de Youtube 'Espacio Fronteira', e esta vai começar com um concerto especial da Orquestra Sem Fronteiras (OSF) oferecido desde o Palácio Nacional da Ajuda de Lisboa e transmitido em direto através da internet.

Também esta quinta-feira, o canal estreia um documentário sobre o compositor e pianista Pedro Blanco (Leão, 1883-Porto 1919), que apesar da sua juventude deixou um importante legado musical e atuou como nexo entre os dois países ibéricos, segundo destaca este documentário do realizador espanhol Jesús Caramazana.

O Dia de Portugal vai também receber a inauguração da exposição virtual 'Caminho de Torres: Uma viagem fotográfica', do fotógrafo português António Sá, que mostra trinta imagens selecionadas entre umas mil que o autor tem dessa rota jacobeia.

As atividades programadas incluem também um concerto didáctico na próxima sexta-feira, dia 11. do duo multi-instrumentista Músicas da Raya, composto pelo espanhol Luis Antonio Pedraza e pelo português Paulo Meirinhos, no auditório exterior da Biblioteca Municipal de Villamayor (Salamanca).

O concerto inclui a interpretação de peças das regiões raianas de Aliste, Sayago ou Trás-os-Montes, renovadas e apresentadas com vocação universal.

O programa é completado com seis sessões do espetáculo de narração oral 'Lobadías', do etnógrafo espanhol José Luis Gutiérrez 'Guti'.

A exposição terá lugar entre 16 e 26 de junho no Museu Etnográfico de Castela e Leão, sediado em Zamora, nas casas do parque de Las Batuecas-Sierra de Francia, Lago Sanabria e Lagunas de Villafáfila, na Biblioteca Municipal de Villamayor e no Centro do Lobo Ibérico de Robledo de Sanabria.