EFELisboa

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Paraguai, Eladio Loizaga, realiza amanhã, sexta-feira, uma visita oficial a Lisboa, durante a qual se vai reunir com o seu homólogo luso, Augusto Santos Silva, para pôr em dia a relação bilateral.

Está previsto que Loizaga chegue esta noite à capital portuguesa procedente de Roma e comece amanhã a sua agenda oficial em Portugal, onde se deve reunir com Santos Silva por volta do meio-dia.

Ao término do encontro, Loizaga irá falar à imprensa, segundo avançaram fontes diplomáticas paraguaias à Efe.

Entre os objetivos desse encontro figuram "aprofundar a relação" com o governo luso e "pôr em dia" a agenda bilateral, onde "há um grande espaço de cooperação económica", avançou o chanceler paraguaio em comunicado prévio à sua viagem.

A sua agenda completa-se já pela tarde com uma visita ao Arquivo Histórico Diplomático, o último ato oficial que realizará em Lisboa antes de regressar essa mesma noite a Asunción.

Lisboa é a última paragem de uma viagem europeia que Loizaga iniciou esta segunda-feira em Moscovo e que continuou em Roma e no Vaticano.

A embaixada do Paraguai em Portugal destacou em comunicado que a viagem a Lisboa "será importante para ressaltar que para a região ibero-americana é um privilégio" que um membro desta região "tenha sido eleito" para ser o próximo secretário-geral da ONU, em alusão ao luso António Guterres.