EFEMadrid

Os fadistas António Zambujo, Cristina Branco e Carlos do Carmo serão as estrelas deste género que irão atuar em Madrid no Festival de Fado, um evento que na sua nona edição se vai centrar na temática do "Fado e o Teatro".

Entre 21 e 23 de abril, o Teatro Nuevo Apolo de Madrid vai-se tornar no centro do fado em Espanha com este festival que, como prato forte, conta com as atuações de três dos artistas mais influentes de Portugal, como Cristina Branco, que vai apresentar em Madrid, no dia 22 de junho, pela primeira vez os temas do seu último álbum, "Branco".

Por sua parte, a lenda viva mais importande de Portugal, Carlos do Carmo, vai percorrer a 23 de junho no palco do Nuevo Apolo os seus 50 anos de carreira. Este vai ser o último concerto de Carlos do Carmo em Madrid, já que anunciou a sua retirada dos palcos internacionais.

António Zambujo, a 21 de junho, vai revisitar os fados tradicionais e outros temas do seu repertório, mostrando arranjos pensados expressamente para algumas das cidades nas quais atuou, como Casablanca, Sevilha, Santiago do Chile, Buenos Aires ou Madrid e Barcelona.

Este festival transcende além da música, pelo que também vai contar com conferências de entrada gratuita, como a de 22 de junho de Sofia Bicho, que vai falar sobre como o fado se transformou desde as últimas décadas do século XIX num produto cultural de massas.

Além disso, o músico José Manuel Neto vai realizar uma masterclass para falar da sua experiência e divulgar alguns mistérios da guitarra. Esta oficina está marcada para 23 de junho e também será de entrada gratuita.

Durante estes três dias no Ciné Doré, sede da Filmoteca espanhola, também serão projetados dois filmes, "Pátio das Cantigas", de Francisco Ribeiro (1942) e "O Costa do Castelo", de Arthur Duarte (1943), a 22 e 23 de junho, respetivamente.

O programa do festival completa-se com a exposição "O Fado e o Teatro", que vai explorar através de fotografias, de 21 a 24 de junho no Teatro Nuevo Apolo, o imaginário e património identitário lisboteta relacionado com este género musical.