EFEMadrid

A empresa de autocarros espanhola Alsa vai testar as funcionalidades da tecnologia 5G no transporte de passageiros dentro do corredor transfronteiriço Espanha-Portugal graças ao projeto europeu 5G-MOBIX.

Segundo explicou a empresa esta quarta-feira em comunicado, o teste, na linha entre Vigo e Porto, tem como objetivo definir cenários de desenvolvimento e identificar e responder às possíveis lacunas de cobertura de telecomunicações de quinta geração (5G).

Para tal, serão instalados equipamentos a bordo de autocarros da companhia e feitas diversos testes para medir os tempos de emissão e receção dos pacotes de dados, que vão ser recebidos no Centro de Tecnologia do Automóvel da Galiza.

Espera-se que as administrações publicas espanholas e portuguesas participantes utilizem os resultados para futuras licitações públicas.

Por sua vez, as empresas industriais poderão utilizar os resultados para implantar aplicações e gerar novos modelos de negócios baseados na mobilidade cooperativa, conectada e autónoma.

Este corredor transfronteiriço também vai explorar os desafios da interoperação entre diferentes países e operadoras, tanto públicas como privadas.

Cofinanciado pela Comissão Europeia, o projeto 5G-MOBIX foi aprovado em 2018 com o objetivo de desenvolver e testar funcionalidades em veículos automatizados utilizando o 5G.