EFEMérida

A eurorregião Alentejo-Centro-Extremadura lançou uma campanha de difusão dos seus recursos turísticos que, sob o lema de "O teu lugar no mundo"/"Tu lugar en el mundo", mostra o seu património cultural e artístico, a sua gastronomia e as suas paisagens de grande valor ambiental.

Esta campanha publicitária, que será difundida principalmente através das redes sociais e meios digitais, convida a conhecer uma eurorregião "extensa, sem grandes aglomerações e com espaços abertos, um destino cada vez mais procurado depois da pandemia", informaram fontes do Governo da Extremadura.

O principal vídeo da campanha percorre praias atlânticas, desde a costa alentejana até à Nazaré, passando pelos montados partilhados pelos três territórios e chegando a lugares tão distintos como os de contemplação de aves, de turismo astronómico ou de atividades desportivas, rotas e passeios por vales e montanhas.

Junto à beleza natural está um rico património artístico e cultural: pinturas rupestres, dólmenes, arte romana, catedrais ou aldeias históricas com uma beleza única.

Esta campanha integra-se dentro da política de cooperação transfronteiriça desenvolvida há bastante tempo entre as três regiões que formam a EUROACE através da promoção conjunta do território em feiras internacionais, a publicação de mapas turísticos conjuntos ou a troca de informação das outras regiões nos escritórios de turismo de localidades fronteiriças.

A promoção da eurorregião é uma das ações pertencentes ao projeto GIT EUROACE 2030, liderado pela Direção-Geral de Ação Exterior do Governo da Extremadura e com a colaboração da Direção-Geral de Turismo da Conselharia de Cultura, Turismo e Desporto desta região espanhola, das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e das Entidades de Turismo do Alentejo e do Centro de Portugal.