EFEMérida

A conselheira para a Transição Ecológica e Sustentabilidade da região espanhola da Extremadura, Olga García, defendeu esta segunda-feira a possibilidade de desenvolver uma estratégia conjunta com Portugal para a extração de lítio e o ciclo das baterias para veículos.

Num fórum, a conselheira recordou que a Extremadura é uma região rica em recursos minerais e energéticos e também em matérias-primas fundamentais como o lítio, um mineral pobre na Europa continental, que no entanto é encontrado ao longo de toda a fronteira com Portugal.

Embora atualmente não haja exploração ativa nesta região de Espanha, Olga García ressaltou que se a Extremadura tem as matérias-primas, "faz sentido que a cadeia de valor se instale na região".

Além disso, acrescentou que a Extremadura está a seguir o caminho traçado pelos seus vizinhos portugueses, dedicando esforços para garantir o cumprimento dos mais elevados padrões de sustentabilidade ambiental na atividade extrativa no futuro, reforçando a disponibilidade de informação e a participação dos cidadãos, garantindo uma maior transparência nos procedimentos administrativos e promovendo uma distribuição equitativa dos lucros económicos.