EFELisboa

A Google Portugal e o Governo português assinaram esta terça-feira um memorando de entendimento para cooperar na transição digital, que inclui vários programas e ferramentas para apoiar e acelerar a digitalização das empresas portuguesas.

O programa "Grow Portugal with Google" inclui acessos a cursos e oficinas online da companhia tecnológica, um plano de formação em programação, uma ferramenta de inteligência artificial para empresas e um acelerador de startups, entre outras iniciativas.

O memorando foi assinado esta terça pelo ministro da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e o diretor regional da Google Portugal, Bernardo Correia.

"A necessidade de redefinir estrategicamente competências e atividades que são desenvolvidas no âmbito europeu traz oportunidades e desafios para as empresas em Portugal", disse o ministro durante a cerimónia, onde salientou que a capacitação digital dos portugueses é "imperativa para continuar a superar com sucesso os desafios da digitalização".

Por parte da Google, Correia considerou que o programa será "um catalisador nesta recuperação económica", e assegurou que a empresa continuará a trabalhar com o Governo e outros parceiros e associações para ajudar os portugueses a "dar o salto digital de que precisam para ter sucesso no mundo atual".

O acordo assinado na terça faz parte do compromisso assumido em julho pela Google de ajudar 10 milhões de pessoas e empresas na Europa, Médio Oriente e África a utilizar mais ferramentas digitais.

Portugal é o décimo país da União Europeia com pior desempenho digital, segundo o índice de Digitalização da Economia e Sociedade divulgado pela Comissão Europeia em junho, que assinala que 22% da população portuguesa nunca teve acesso à internet.