EFELisboa

O ministro da Economia de Portugal, Pedro Siza Vieira, desejou esta quarta-feira "um bom trabalho" ao novo Governo de Pedro Sánchez e assegurou que têm "muita alegria" de continuar a trabalhar de forma conjunta com Espanha "como nas últimas décadas".

Siza Vieira, que participou num fórum empresarial durante a visita oficial a Portugal do presidente da Andaluzia, Juanma Moreno, disse à imprensa que nas relações entre os dois países não importa quais os partidos que estão no Governo, já que são sempre "muito boas".

O ministro recordou que Portugal e Espanha têm "relações muito estreitas desde a instalação da democracia", algo que também acontece com as regiões limítrofes e com os cidadãos.

Sobre um possível aumento fiscal em Espanha, Siza Vieira respondeu que é uma decisão que cada Governo tem que tomar em função do "momento" e lembrou que em Portugal, em 2012, um governo de direita fez o maior aumento fiscal da história.

"São as circunstâncias", disse Siza Vieira, que explicou que em Portugal estão a tentar baixar os impostos mas mantêm uma "gestão muito prudente das finanças públicas sem descidas significativas".

Siza Vieira defendeu que é preciso respeitar a escolha do eleitorado "e as decisões que os Governos legítimos fazem".