EFELisboa

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou esta terça-feira que o amigável entre Portugal e Espanha e o jogo da Liga das Nações contra a Suécia que serão disputados em Lisboa nos dias 7 e 14 de outubro terão público nas bancadas.

A FPF explicou em comunicado que se autorizou que o amigável com Espanha seja realizado com 5% da capacidade do estádio José Alvalade, cerca de 2.500 pessoas.

Para o jogo com a Suécia, uma semana depois, está autorizado 10% do estádio de Alvalade, cerca de 5.000 pessoas.

Esta decisão surge depois de várias reuniões de trabalho realizadas nas últimas semanas entre o Governo, a Direção Geral de Saúde (DGS) e a Federação, para avaliar o regresso do público aos estádios.

Depois dos dois jogos, a FPF vai realizar "um relatório detalhado que será analisado pela Autoridade de Saúde para uma eventual autorização da presença de público nos jogos de futebol em Portugal continental, de extrema importância social e económica", assinala a Federação.

Estes dois jogos serão os primeiros com público no território continental de Portugal desde março, quando a pandemia obrigou a parar todas as competições, mas os adeptos vão chegar antes às bancadas insulares.

A Liga portuguesa vai fazer um teste piloto este sábado no jogo da primeira divisão entre o Santa Clara e o Gil Vicente, onde se vai permitir 10% do estádio de São Miguel (perto de mil pessoas), no arquipélago dos Açores.

Nos Açores, ao serem uma região autónoma, a autorização cabe à autoridade regional de saúde, não à DGS, e no arquipélago está permitida a realização de eventos desportivos com público.