EFELisboa

Líderes políticos e de negócios, entre eles o diretor do Departamento de Economia da OCDE, Álvaro Santos Pereira, vão analisar em Cascais as perspetivas e estratégias de crescimento de Portugal.

Santos Pereira é um dos mais de 30 oradores já confirmados para a Lisbon Summit 2018, uma conferência organizada pelo The Economist Events nos próximos 13 e 14 de março no Hotel Cascais Miragem e na qual também estará o primeiro-ministro português, António Costa, anunciaram hoje os organizadores.

Sob o tema "Perturbações e crescimento", os oradores irão debater sobre as perspetivas económicas e de negócio de Portugal, os setores empresariais com mais futuro e os que precisam de melhorar a sua competitividade.

Está confirmada a presença do ministro de Economia português, Manuel Caldeira Cabral; do presidente da patronal lusa, António Saraiva; da fundadora da Spain Startup South Summit, María Benjumea, e do presidente do conselho de administração do grupo Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos.

O presidente da Agência para o Investimento e o Comércio Externo de Portugal (AICEP), Luís Castro Henriques; o fundador da FinTechStage, Matteo Rizzi, e o economista e fundador do Bloco de Esquerda Francisco Louçã também vão participar na conferência.

Portugal esteve entre 2011 e 2014 sob o resgate da troika, pelo que recebeu um empréstimo de 78.000 milhões de euros em troca de um severo programa de medidas austeras e que fechou com sucesso sem a necessidade de prolongar prazos.

Três anos depois, o país fechou 2017 com um crescimento do PIB de 2,7%, o valor mais elevado desde o ano 2000.