EFEParis

O primeiro-ministro de Portugal, Antonio Costa, vai organizar no primeiro semestre de 2018 em Lisboa uma cimeira sobre interconexões energéticas na qual participará junto ao seu homólogo espanhol, Mariano Rajoy; o presidente francês, Emmanuel Macron; e o presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker.

A decisão de realizar esta reunião oficializou-se na cimeira sobre a mudança climática organizada esta terça-feira em Paris por Macron e à qual assistiram várias dezenas de líderes internacionais, entre eles Rajoy e Costa.

Em declarações aos jornalistas ao fim desta cimeira, Rajoy confirmou que Costa irá organizar este evento em Lisboa no primeiro semestre de 2018 para analisar as interconexões energéticas.

O próprio Costa, na sua intervenção desta terça-feira na capital francesa, disse que a intenção inicial é que essa troca de opiniões sobre as interconexões se possa desenvolver em fevereiro.

A cimeira de Lisboa será continuação da que foi protagonizada em Madrid, a 4 de março de 2015, Rajoy, Juncker e os então presidentes de França e primeiro-ministro de Portugal, François Hollande e Pedro Passos Coelho, respetivamente.

Rajoy explicou que em Lisboa se vai analisar como continuar a melhorar as interconexões entre Espanha, Portugal e França e com o apoio da União Europeia.

O Governo espanhol recalca que essas interconexões entre os três países vão permitir aumentar a sua contribuição à segurança energética e cumprir com os objetivos da UE em matéria de energias renováveis e de redução dos gases de efeito de estufa.