EFELisboa

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, falou esta terça-feira por telefone com o rei de Espanha, Felipe VI, sobre as medidas adotadas em ambos países para combater a pandemia de coronavírus e o plano de vacinação espanhol.

Segundo um comunicado publicado na página oficial da Presidência portuguesa, os dois chefes de Estado mantiveram uma conversa por telefone na qual abordaram "a situação pandémica nos dois países e as respostas que foram dadas para combater os seus efeitos".

Além disso, o monarca espanhol informou a Rebelo de Sousa sobre "o plano de vacinação aprovado hoje em Espanha, as suas prioridades e ritmo de implementação", enquanto o presidente português lhe comunicou "as medidas e perspetivas em Portugal".

O Governo espanhol aprovou uma estratégia nacional de vacinação que prevê começar a administrar a vacina da covid-19 a idosos e outros residentes e trabalhadores de centros sanitários e sociossanitários, cerca de 2,5 milhões de pessoas, entre janeiro e março.

O plano de vacinação em Portugal ainda está em processo, e será elaborado por um grupo de trabalho interdisciplinar e uma comissão de especialistas, embora se espere que se possa começar a vacinar em janeiro e que as farmácias tenham um papel central na sua distribuição.