EFELisboa

O Moche XL Games World chega esta semana a Lisboa como um evento imperdível para os amantes dos videojogos, aos quais dará a oportunidade de presenciar lançamentos exclusivos, testar jogos ainda não disponíveis ou presenciar partidas de e-sports com 'influencers' locais.

Um dos grandes atrativos do evento, que começa esta quinta-feira e finaliza no domingo, é Pokémon Sword e Pokémon Shield, os jogos da Nintendo que serão lançados oficialmente na próxima sexta-feira e que trazem a oitava geração destas criaturas aos seus fãs.

Os assistentes poderão jogar as duas versões e experimentar, assim, as sensações de jogar com Pikachu e companhia.

Para além de Pokémon, os fãs também poderão presenciar, da mão da Nintendo e ao vivo, as partidas classificatórias de Super Smash Bros Ultimate, das quais sairão os representantes portugueses para a competição europeia do famoso videojogo de luta.

Por sua vez, a Sony vai oferecer ao público a possibilidade de provar, antes que ninguém, jogos da PlayStation 4 que não verão a luz até 2020, como é o caso do protagonizado pelo famoso super-herói da Marvel Iron Man, que terá uma aventura a solo em Iron Man VR.

Outros títulos como Nioh 2 ou Predator: Hunting Grounds também estarão disponíveis no evento, apesar de que ainda falta um tempo para que saiam à venda.

Os amantes dos videojogos que se desloquem até à Altice Arena de Lisboa poderão desfrutar de jogos célebres e experimentar o que se sente ao balançar pelas ruas de Nova Iorque da mão de Marvel's Spider-Man ou voltar a pôr-se na pele de Nathan Drake em Uncharted 4.

Os e-sports também terão uma forte presença, com a maior arena de fortnite portuguesa já alguma vez vista -segundo a organização- e com prémios a cada meia hora.

Serão realizadas durante os quatro dias partidas da liga profissional portuguesa de "Counter-Strike: Global Offensive", além da já confirmada presença da divisão de e-sports da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), que leva ao evento encontros profissionais de FIFA 20.

Mas um dos grandes destaques da FPF é o torneio de PES 2020, cujo vencedor irá receber como prémio uma entrada para ver um jogo do Barcelona no Camp Nou junto a um amigo, com viagem, estadia e bilhetes pagos.

Mas nem tudo será lazer nesta primeira edição da Moche XL Games World, já que o programa "Future World" dará o toque profissional ao evento, ao pôr em contato profissionais de diferentes áreas do desenvolvimento de videojogos com estudantes que procurem iniciar a sua carreira neste mundo.

A organização encorajou os assistentes a irem disfarçados das suas personagens favoritas sob o lema "no mundo dos videojogos também há cosplay", pelo que o ambiente colorido estará assegurado durante os quatro dias.

Os mais veteranos nestas lides poderão regressar à sua infância e jogar clássicos dos 80 e 90 graças aos mais de 100 postos de jogo retro, enquanto os mais jovens poderão descobrir como os seus pais se entretiam quando tinham a sua idade.

A tecnologia mais avançada também estará presente, graças a diferentes experiências de realidade virtual, nas quais o utilizador se submerge dentro do videojogo como se fosse mais uma personagem.

Os bilhetes estão disponíveis na internet a um preço de 7,50 euros para quinta e sexta-feira, enquanto as de sábado e domingo terão um custo de 10 euros.

Nacho Ballesteros