EFEMadrid

Um novo projeto procura criar um ecossistema multirregional dirigido à digitalização do setor agroalimentar em Espanha e Portugal através de centros de inovação digital, assinalou esta quinta-feira a Fundação Europeia para a Inovação (Intec).

Este projeto, realizado no âmbito do programa Interreg VA Espanha-Portugal (Poctep) e financiado com 5,3 milhões de euros, conta com a participação da própria Intec e de dezoito outras entidades ligadas ao empreendedorismo e inovação digital no setor agroalimentar ibérico.

A iniciativa "Hub Iberia Agrotech" (HIBA) irá ligar diferentes atores, como vários centros de operações ou "hubs" de inovação digital de Espanha e Portugal, para a conexão de ecossistemas locais de inovação agroalimentar.

O projeto vai trabalhar até finais de 2022 numa rede ibérica de centros que pretende fomentar o empreendedorismo e melhorar a competitividade empresarial através da inovação digital, segundo um comunicado.

Liderado pelo Departamento de Agricultura, Pecuária, Pesca e Desenvolvimento Sustentável do Governo da região espanhola da Andaluzia, o projeto criará serviços para teste e experimentação de tecnologias relacionadas com a observação da terra, robótica, internet das coisas e inteligência artificial.

Vai também desenvolver itinerários formativos sobre transformação digital e empreendedorismo para a formação profissional, universitária e dos restantes cidadãos, bem como um serviço de assessoria para a transformação digital de pequenas e médias empresas agroalimentares.

A fundação Intec vai-se encarregar de coordenar as ações relacionadas com o empreendedorismo e a inovação em Espanha e Portugal no âmbito agroalimentar.

Segundo o seu vice-presidente, Juan Francisco Delgado, o projeto vai consolidar o papel da fundação de apoio ao tecido empreendedor de toda a cadeia agroalimentar, algo que fazem há mais de quatro anos.

Nesse sentido, já ajudaram cerca de 300 empresas através de mais de 60 eventos, tais como o Smart Agrifood Summit, cuja próxima edição será organizada em Málaga (Espanha) entre 30 de setembro e 1 de outubro deste ano.