EFEMadrid

O presidente do Governo espanhol, Pedro Sánchez, felicitou esta segunda-feira Marcelo Rebelo de Sousa pela reeleição como presidente da República portuguesa para os próximos cinco anos e transmitiu o seu desejo de cooperação.

"Todos os êxitos e apoio de Espanha nesta etapa para o nosso país vizinho. Unem-nos fortes laços de cooperação, colaboração e trabalho mútuo pelo bem comum de ambos Estados", escreveu Sánchez nas redes sociais.

Rebelo de Sousa foi reeleito este domingo numas eleições marcadas pela abstenção e o confinamento imposto pela covid-19, que atinge duramente o país, com mais de 200 mortos diários na última semana.

O chefe de Estado português, de 72 anos, expressou ontem a sua vontade de ser o "presidente de todos e cada um dos portugueses, próximo, que não seja dos bons contra os maus", e marcou como "primeira missão combater a pandemia".

Com 60,72% dos votos, Rebelo de Sousa renova o seu mandato por cinco anos depois de umas eleições marcadas pela abstenção, 60,51%, o avanço da extrema-direita com André Ventura e o desabe da esquerda.

Sánchez e Rebelo de Sousa estiveram juntos no passado julho num ato em que ambos países simbolizaram o seu reencontro após três meses e meio com as fronteiras fechadas.

A cerimónia contou também com o rei Felipe VI e o chefe do Governo português, António Costa.