EFEGuarda (Portugal)

A cidade portuguesa de Coimbra acolherá entre os dias 26 e o 29 de setembro a XIV Conferência Internacional de Saúde Urbana com investigadores, científicos e políticos de todo o mundo.

Para esta edição, a temática geral será "A nova agenda urbana e os objetivos de desenvolvimento sustentável" nas cidades.

Entre os assuntos a debater figuram a mudança demográfica e epidemiológica das cidades, o planeamento urbano saudável, o acesso aos serviços de saúde ou a saúde ambiental urbana.

Contará com participantes de mais de 80 países, entre eles o presidente da Academia de Medicina de Nova Iorque, Jo Boufford, e o presidente da Sociedade Internacional de Saúde Urbana, Shamim Hayder Talukder.

Para esta edição, os diferentes painéis temáticos que se abordarão durante os quatro dias contarão com mais de um milhar de trabalhos de especialistas de todo o mundo que se analisarão no centro cultural "Convento de São Francisco" de Coimbra.

A Sociedade Internacional de Saúde Urbana, entidade organizadora, foi fundada no ano de 2002 pela Academia de Medicina de Nova Iorque como uma organização dedicada à saúde urbana e cuja principal atividade é a realização de uma reunião científica anual.

O ano passado realizou-se em São Francisco (nos Estados Unidos) e em 2015 na cidade de Daca (Bangladesh).