EFELisboa

Os casos de coronavírus aumentaram 58% numa semana em Portugal, que mais uma vez lidera o ranking de contágios na Europa, levando muitos especialistas a proporem o regresso do uso das máscaras e o reforço das medidas de segurança em grandes eventos.

O último relatório divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), com dados entre 10 e 16 deste mês, inclui 157.502 casos esta semana, mais 58% do que na anterior, com incidência de sete dias de 1.529 casos por 100 mil habitantes.

A média diária é de 22,5 mil casos, mas a DGS prevê que em duas semanas atinja os 60 mil, números que só foram vistos no país durante o mês de janeiro, com a chegada da variante Ómicron.

A sexta vaga, como já se define essa fase em Portugal, também está a afetar o número de óbitos, que passou de 144 para 191 numa semana, com um aumento de 33% na taxa de mortalidade, embora se mantenha em níveis moderados em comparação com os piores momentos da pandemia.

Portugal começou esta semana a aplicar a quarta dose da vacina contra a covid-19 a maiores de 80 anos e a idosos que vivem em lares, por ainda serem consideradas pessoas em risco de contrair o vírus.