EFEFrankfurt (Alemanha)

A empresa energética alemã RWE começou a construir uma central solar em Portugal, que terá uma capacidade de 44 megawatts (MWac) e estará totalmente operacional em 2023.

A RWE informou esta quinta-feira que a central estará localizada em Morgavel, em Sines, uma das regiões mais soalheiras de Portugal, com cerca de 3.000 horas de sol anuais.

Segundo a empresa, a tecnologia dos painéis solares é um módulo bifacial (captando energia de ambos os lados), que aumenta a produção de eletricidade de toda a instalação, que tem uma capacidade de fornecer eletricidade verde equivalente a 42.000 lares portugueses.

A diretora da área de energia eólica em terra e da Europa e Austrália da RWE, Katja Wünschel, explicou que esta instalação irá contribuir para a transição energética em Portugal, uma vez que a nova central fotovoltaica terá 91.000 painéis solares.

A Omexom Portugal vai dar início à instalação dos painéis solares no final do verão numa área de quase 100 hectares, enquanto a Construção e Manutenção Eletromecânica (CME) é o empreiteiro dos trabalhos da subestação e ligação à rede elétrica.