EFELisboa

O santuário de Fátima vai oferecer aos seus fiéis um retiro online nos dias 12 e 13 de fevereiro de modo a compensar a primeira peregrinação do ano, prevista para finais de janeiro, e adiada devido ao confinamento em vigor em Portugal.

"Tendo em conta as consequências que isolamento tão prolongado tem na vida de um cristão, decidiu-se promover uma proposta alternativa", disse o santuário num comunicado partilhado no seu site.

O retiro, com o nome "Da gruta ao Céu- habitar o coração e abri-lo ao outro" será realizado nos dias 12 e 13 de fevereiro através da plataforma Zoom e com uma entrada gratuita, sendo apenas necessário fazer a inscrição no site do santuário.

"O retiro é uma oportunidade para ter, durante o confinamento, um espaço privilegiado para encontrar Deus", explicou à Efe Sandra Bartolomeu, a freira encarregada da organização do evento.

Os fiéis, em grupos de não mais de quarenta pessoas, poderão participar em "pequenas reuniões" nas quais "rezaremos e falaremos todos juntos", embora também "haverá tempo para que cada um possa fazê-lo de maneira individual", explicou Bartolomeu.

A religiosa ressaltou a importância de grupos reduzidos, pois, caso contrário, "nem todos os fiéis poderiam falar e participar, e o lugar familiar que queremos criar se vai ver comprometido".

Na semana passada, depois da Conferência Episcopal Portuguesa ter suspendido as cerimónias religiosas presenciais, o santuário anunciou a transmissão online de cinco missas diárias, que se podem acompanhar através do seu site e canais no Facebook e Youtube.