EFEMadrid

Hollywood continua a apostar por "remakes" e sagas intermináveis com bom resultado em bilheteira, mas 2018 também terá cinema de qualidade, como o novo de Clint Eastwood, Wes Anderson, Steven Spielberg ou Guillermo Del Toro.

O primeiro a fazer a sua aparição nas salas será "The Shape of Water", de Del Toro, que chega após arrasar nas nomeações dos Globos de Ouro, com sete, levar o Leão de Ouro de Veneza e ser o favorito do ano para o Óscar.

Outros títulos que seguramente estarão entre os nomeados são "Three Billboards Outside Ebbing, Missouri", com Frances McDormand no topo do elenco, ou "Phantom Thread", de Paul Thomas Anderson, e com um espetacular Daniel Day-Lewis a fazer de costureiro na sua despedida do cinema.

Mas 2018 é, sem dúvida, outro ano de sequelas, algumas muito aguardadas, como "Jurassic World: Fallen Kingdom", realizada pelo espanhol J.A.Bayona, que tem um dificílimo desafio, superar a receita de bilheteira do filme anterior, que se colocou como o quarto mais bem-sucedido da história do cinema.

Haverá que esperar por junho para ver o resultado, e um mês mais tarde chegará outro dos títulos estrela da temporada: "Mamma Mia! Here We Go Again", uma prequela que repete elenco e acrescenta nomes novos, como o de Lily James, que vai interpretar uma jovem Donna (Meryl Streep).

Streep estará em outros dos filmes que mais prometem neste 2018: "The Return of Mary Poppins", com Emily Blunt no papel que consagrou Julie Andrews, e "The Post", um filme sobre jornalismo político, no qual compartilha protagonismo com Tom Hanks, às ordens de Steven Spielberg.

Este será um dos primeiros a estrear, em janeiro, apenas dois meses antes do seguinte projeto de Spielberg, "Ready Player One", uma proposta de ficção-científica que adapta um romance de Ernest Cline.

Spielberg dará uma pausa aos "remakes" e sagas do ano, que vão dominar o panorama cinematográfico.

Entre os mais destacados estão o terceiro do universo Fifty Shades -"Fifty Shades Freed"-; o segundo de "Deadpool", o superherói menos politicamente correto; o oitavo de X-Men, "Dark Phoenix", centrado no personagem de Jean Grey, ou o novo dos Vingadores, "Infinity War".

Também chegará o sexto de "Mission: Impossible", com um Tom Cruise de 55 anos a desafiar toda a lógica dos heróis de ação; um "spin-off" de Star Wars sobre Han Solo; o segundo de Paul Rudd como Ant-Man e o primeiro com Jason Momoa como protagonista na pele de "Aquaman", entre muitos outros.

Alicia García de Francisco