EFELondres

Filmagens inéditas dos Beatles feitas durante as gravações do filme "Help!" foram divulgadas mais de cinquenta anos depois e serão leiloadas a 20 de novembro na casa de leilões Omega Auctions, na localidade inglesa de Warrington.

O grupo britânico foi filmado pelo ator Leo Mckern durante a sua estadia nos Alpes austríacos em 1965 por causa do filme, cuja banda sonora se converteu no quinto álbum da banda, segundo informaram os organizadores do leilão.

McKern era um fotógrafo amador que tirou várias imagens ao longo da filmagem, na qual interpretava Clang, o líder duma organização de culto cujo objetivo era recuperar o anel de Ringo Starr para fazer um sacrifício.

Com um carrete de 8 milímetros, o australiano registou 15 minutos de imagens dos Beatles e outros membros do elenco em março de 1965.

Entre elas, o quarteto de Liverpool aparece a ser transportado por motos de neve para os ensaios, junto ao duplo que substituíu Ringo Starr numa sequência de risco.

George Harrison e John Lennon a jogar curling ou tocar instrumentos de sopro também são alguns dos momentos capturados pela câmara de McKern.

A fita está acompanhada por fotos da filha de 10 anos de McKern, onde aparece a descer em trenó por diversos declives, a apanhar um teleférico e a jogar com a sua irmã mais nova.

O filme "Help!" é uma comédia estreada em 1965 que narra as peripécias da banda à volta do mundo para escapar duma seita hindu, que quer sacrificar Ringo Starr por possuir um anel sagrado, parte de um ritual de sacrifício, e que recebeu duma jovem fã dos Beatles antes de iniciar o seu ritual.