EFETaipé

Um investimento multimilionário da gigante tecnológica chinesa Tencent na rede social Reddit gerou receio em Taiwan devido à possibilidade de que a censura chinesa chegue à ilha, informa hoje a imprensa local.

O investimento de 150 milhões de dólares -segundo o jornal Taiwan News- gerou receio de que se exija a eliminação de conteúdos críticos para com a liderança chinesa na rede social, como aconteceu com meios de comunicação adquiridos por outras empresas chinesas.

Assim, os utilizadores manifestaram as suas críticas para Pequim e o seu regime, auguraram "censura e purga" com a presença da Tencent e mostraram a sua preocupação com a segurança dos seus dados pessoais a partir de agora.

Um utilizador, perante o que considerou "a aceitação de dinheiro da censura chinesa por parte do Reddit", pediu apoio para "um Taiwan independente", que conseguiu o apoio de 56.700 utilizadores em apenas 24 horas.

"Vão-nos proibir de publicar dentro de dois meses. Espero estar errado", lamentou outro utilizador.

O Reddit, que conta com cerca de 330 milhões de utilizadores mensais, está bloqueado na China desde o ano passado devido à publicação de conteúdo crítico.