EFEWashington

Os famosos marretas da "Rua Sésamo" (Sesame Street), um dos programas infantis mais populares em todo o mundo, vão receber uma nova personagem, Julia, uma menina com autismo, anunciaram os responsáveis do programa.

A guionista do programa infantil, Christine Ferraro, anunciou, em entrevista realizada este domingo com o canal americano CBS, a aparição desta nova personagem, que já figura nos livros e banda desenhada da série, que completou recentemente cinquenta anos de emissão.

O "Monstro das bolachas" (Cookie monster), "Óscar" (Oscar the grouch) ou "Egas e Becas" (Bert e Ernie) terão uma nova amiga, uma menina pequena chamada Julia com o pelo laranja e que está sempre acompanhada por um coelho de brinquedo.

A nova personagem fará a sua estreia nos programas que as cadeias americanos HBO e PBS vão emitir a partir do começo de abril, segundo os seus criadores.

"A grande discussão (dentro do programa) desde o princípio foi: 'Como fazemos isto, como falamos de autismo?'", explicou Ferraro ao programa da CBS News "60 Minutes".

"É complicado porque o autismo não se manifesta de uma forma única, é diferente para cada pessoa", precisou a guionista.

Na sua primeira aparição, Julia irá ser apresentada ao "Poupas" (Big bird), uma das principais personagens, e vai ignorá-lo, mostrando assim algumas das características que são comuns às crianças com autismo.

Confundido pela reação da pequena, "Poupas" vai pensar que Julia não gosta dele, mas as outras personagens da série rapidamente lhe explicam que ela é distinta e faz as coisas de forma diferente.

A intenção dos criadores desta série infantil é que o papel de Julia tenha bastante relevância no programa.

Segundo os responsáveis do programa, os diagnósticos de autismo aumentaram constantemente nos últimos anos até a uma taxa de uma em cada 68 crianças nascidas nos Estados Unidos, segundo dados dos Centros para o Controlo e a Prevenção desta doença no país.