EFEMoscovo

A Rússia quer enviar a primeira missão tripulada russa à Lua a partir de 2031, ano a partir do qual serão realizados lançamentos similares anualmente, segundo um documento da empresa Tsniimash, o principal instituto de investigação da agência espacial russa Roscosmos.

"O objetivo da missão é enviar uma tripulação à Lua", indica o documento, de acordo com a agência russa RIA Novosti, que também afirma que em 2032 está previsto o lançamento de um veículo lunar pesado junto com uma segunda tripulação, que deverá testar os meios de transporte na superfície lunar.

Um ano mais tarde, os cosmonautas russos farão os testes dos equipamentos robóticos, assim como percursos de longa distância com o rover, e em 2034 começará a construção de uma base lunar russa, de acordo com o documento.

Cada expedição vai contar com dois lançamentos de foguetões superpesados, um dos quais vai colocar a nave com a tripulação em órbita, enquanto o segundo enviará ao espaço o sistema de alunagem e descolagem e outros equipamentos.

As missões tripuladas serão precedidas por lançamentos de teste em 2028 e 2029.