EFELos Angeles (EUA)

"The Shape of Water", a fantasia romântica realizada pelo mexicano Guillermo del Toro, parte como o filme favorito na 90ª edição dos Óscares com um total de 13 nomeações, anunciou hoje a Academia de Hollywood.

Por sua parte, o bélico "Dunkirk", do britânico Christopher Nolan, conseguiu oito candidaturas, seguido pelo filme independente "Three Billboards Outside Ebbing, Missouri", com sete nomeações.

"Darkest Hour", filme político centrado na figura de Winston Churchill, obteve seis nomeações, as mesmas que o drama "Phantom Thread", que representa a despedida de Daniel Day-Lewis do cinema.

Além disso, "Blade Runner 2049" levou cinco candidaturas, todas elas de caráter técnico, enquanto "Lady Bird", de Greta Gerwig, concorre também a cinco categorias.

O filme de Del Toro tinha sido já o mais nomeado para os Globos de Ouro, onde concorria a prémios em sete categorias, embora só tenha conseguido dois, o de melhor realizador e melhor banda sonora original para Alexander Desplat.

Já "Three Billboards Outside Ebbing, Missouri", que chegou à gala dos Globos com seis nomeações, conseguiu quatro, entre eles os de melhor filme dramático, guião e interpretação feminina, para Frances McDormand.