EFELisboa

Veteranos e velhos conhecidos do madridismo, Pepe e Casillas, que manifestaram a sua amizade em diversas ocasiões, voltam a encontrar-se no mesmo balneário, quatro anos depois, agora ao serviço do Porto.

Com um Iker Casillas mais que consolidado, o central luso-brasileiro Pepe chegou ao Real Madrid na temporada 2007-2008 para colocar-se às ordens de Bernd Schuster, depois de protagonizar três excelentes épocas com o Porto, que o tinha contratado ao Marítimo, o seu clube desde 2001 e o seu primeiro na Europa após vários anos no futebol brasileiro.

Após ser oficializado como novo reforço de inverno do Porto, Pepe terá em Iker Casillas um dos seus principais aliados, não só no plano desportivo mas também no pessoal, já que, nos maus momentos, Pepe e Casillas sempre saíram em defesa um do outro.

Pepe foi taxativo contra José Mourinho quando em 2013 o treinador português, além de deixar o guarda-redes espanhol no banco, o criticava.

"Mourinho devia ter um pouco mais de respeito com Casillas", disse Pepe em maio de 2013, quando Mourinho criticava Casillas na maioria das conferências de imprensa.

A sua saída em defesa de Casillas provocou também as críticas do seu compatriota, que descreveu publicamente Pepe como jogador "frustrado", já que estava no banco após perder o lugar para o jovem central francês Raphael Varanne.

Por sua parte, quando Pepe era questionado pelas suas duras entradas contra os rivais, Casillas sempre defendeu o seu colega e descreveu-o como um dos melhores centrais do mundo.

Pepe pode fornecer aos "dragões" um adicional de experiência para o clube ganhar espaço entre os grandes da Europa.

Após uma primeira fase de grupos na Liga dos Campeões, o Porto foi a equipa que mais pontos somou em 6 encontros, um total de 16, e na eliminatória dos oitavos vai enfrentar em fevereiro os italianos da Roma.

Pepe, com três Ligas dos Campeões, pode ser, aos seus 35 anos de idade, o complemento perfeito do Porto para consolidar, assim, a posição defensiva dos azuis e brancos e ganhar peso no jogo aéreo.

O central luso-brasileiro, internacional com Portugal, seleção com a qual ganhou o Europeu de 2016, sempre se desfez em elogios para o seu amigo Casillas, ao qual felicitou pelo seu 37º aniversário nas redes sociais com a mensagem: "Estás como o vinho de Porto, com 37 anos, que bom".

Fruto da sua amizade, também compartilharam uma foto no Instagram quando a 21 de novembro de 2017 Besiktas e Porto enfrentaram-se na Liga dos Campeões.

Como uma premonição, Casillas publicou um tweet para Pepe dizendo: "Sinto saudades tuas, amigo".

Pepe foi um dos principais apoiantes de Casillas quando o guarda-redes decidiu deixar o clube merengue, voltando-se agora a encontrar quatro anos depois, ambos com a esperança de ganhar uma nova Liga portuguesa e talvez assinar um novo capítulo vitorioso na Liga dos Campeões.

Carlos García