EFELisboa

O Sporting vai tentar conseguir amanhã a sua primeira Taça da Liga contra o Vitória de Setúbal, jogo que será a reedição da primeira final da história da competição, que os lisboetas perderam nos penáltis.

Este seria o primeiro título para Jorge Jesus como treinador dos "leões", que não conseguiram alargar o seu palmarés desde que venceram o Braga há já três temporadas na final da Taça de Portugal.

O Vitória de Setúbal levou em 2008 a primeira Taça da Liga ao vencer por 3 golos a 2 na ronda de penáltis contra o Sporting, que então já contava com Rui Patrício como guarda-redes titular, num encontro terminou sem golos após o tempo regulamentar.

Na temporada seguinte, umo gol do espanhol José Antonio Reyes a quinze minutos do final fez com que a final entre Sporting e Benfica (1-1) se decidisse uma vez mais desde os onze metros, onde a sorte foi favorável às "águias".

O conjunto lisboeta terá a sua terceira oportunidade ao título nove anos mais tarde, após vencer o Porto de Iker Casillas -líder na Liga- numa meia-final que também se resolveu nos penáltis após o 0-0 final, na qual o costarriquenho Bryan Ruiz converteu a pena máxima que selou o triunfo.

Os homens de Jorge Jesus são agora os máximos favoritos para conseguir a sua primeira Taça da Liga contra a equipa de Setúbal, com o qual empataram (1-1) na Liga há uma semana.

A primeira vez que ambas equipas se encontraram esta temporada foi na segunda jornada, com um solitário golo do holandês Bas Dost em Alvalade.

A Taça da Liga é o primeiro troféu ao qual o Sporting aspira na segunda metade da temporada, tornando-se assim no único clube português que continua vivo em quatro competições: Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga e Liga Europa.

Com a chegada de Jesus ao banco, a equipa manteve-se estável na Liga e desafia os dois grandes favoritos, Benfica e Porto, e após 19 jornadas encontra-se na segunda posição, a um ponto dos "dragões", que têm um jogo pendente por disputar.

Na Taça de Portugal, o Sporting vai-se cruzar mais uma vez nas meias-finais com os de Sérgio Conceição, embora desta vez a duas mãos, enquanto que na Liga Europa disputarão os 16 avos contra o Astana do Cazaquistão.